sexta-feira, 27 de junho de 2008

RESENHA

RESENHA
“AS ESTANTES VIRTUAIS DAS BIBLIOTECAS”

Por Gecilda Dall Igna


Instituições avançam para a rede mundial de computadores, em busca de mais leitores.
Universalizar o acesso às obras disponíveis nas bibliotecas, é a função dos braços virtuais de várias instituições culturais, que antes só existiam no mundo físico. Atualmente acervos preciosos como os da Biblioteca Nacional (www.bn.br/bndigital) e das bibliotecas Lucio de Mendonça e Rodrigo Garcia, da Academia Brasileira de Letras (http://www.academia.org.br/) estão disponíveis em um clique, esteja o indivíduo onde estiver. Neste universo digital está a chance de conhecer obras raras, pesquisando por autor, título, assunto, local de publicação, data, coleção, etc.
A FBN está apostando na internet para promover a disponibilização do acesso a boa parte de seu gigantesco acervo (mais de dois milhões de livros), além de inaugurar, mais de 400 bibliotecas físicas no ano passado pelo Brasil a fora pela BN.
A idéia da BN é colocar na internet o maior número possível de obras , criar um grande banco de dados de títulos, pertencentes a gêneros diversos, como administração, literatura, povos indígenas, ciências etc. A biblioteca do Congresso Americano e da Unesco, dirigem esse projeto, que se chama Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library), que já recebeu milhares de documentos digitalizados do Egito e da Rússia. O Brasil foi um dos primeiros a anunciar a adesão ao projeto.
Além dos livros, a Biblioteca Mundial também pretende reunir num mesmo endereço virtual (http://www.worlddigitallibrary.org/), manuscritos, mapas, partituras, gravações musicais, gravuras, filmes

Conclusão: Desta forma, com o advento da internet, ficou muito fácil ter acesso a todas instituições que possibilitam e disponibilizam, seus acervos para consulta pública.


Disponível em___________________________________________________ http://www.portalbibliotecario.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=365&Itemid=74

Nenhum comentário: